Há jardins e jardins – descubra o jardim apropriado para a sua situação

Compartilhe

Quando elaboram um jardim em casa, muitas pessoas pensam ser uma tarefa simples e dispensam a orientação de um profissional. Quase sempre acabam errando, ao colocar plantas em ambientes inadequados, resultando invariavelmente na morte das espécies.

Na maioria dos casos, a pessoa nem sabe o motivo pelo qual as plantas não se desenvolveram e acaba perdendo o interesse pelo jardim. Todavia, o que muitos não sabem é que cada espécie tem exigências diferentes e conhecer cada uma delas é fundamental para o sucesso de um projeto de paisagismo.

Segundo a paisagista e professora do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), Araína Hulmann, cada planta necessita de um ambiente adequado e deve receber cuidados específicos para continuar saudável e se desenvolver adequadamente. “Principalmente nesta época do ano a atenção deve ser ainda maior, pois muitas plantas entram em dormência para resistir às baixas temperaturas”, afirma.

A professora lista os tipos de jardins para cultivar as variadas espécies de plantas que não resistem ao inverno, mas cada um deve ser elaborado conforme o tipo de espécie que vai receber. “São basicamente três tipos: o jardim de inverno, o jardim interno e a estufa. Para cada um deles é recomendado o uso de determinadas plantas, pois o conceito e a função serão diferentes para o cultivo”, explica.

De acordo com a paisagista, as estufas são eficazes para aqueles que gostam de colecionar espécies que não se adaptam às condições climáticas do local de plantio. “A estufa é um abrigo destinado à cultura de plantas de diversos tipos, as quais não se adaptariam se fossem expostas ao clima local”, comenta Araína.

o jardim de inverno é um local destinado para exposição de plantas que não resistiriam a temperaturas mais baixas, pois nele predominam condições que satisfaçam as exigências dessas espécies. “Para esse tipo de jardim há a possibilidade de cultivo de plantas de clima mais quente em plena estação do inverno. Desta forma, o jardim é adaptado de acordo com a necessidade da vegetação”, orienta.

O que diferencia o jardim interno dos outros dois modelos é que as plantas têm que se adaptar ao ambiente, o conceito também é conhecido como sala-jardim. “Nesse caso são aquelas plantas que cultivamos dentro de casa. Por se tratarem de espécies que têm menor exigência da luz solar e preferência por locais sombreados, se adaptam perfeitamente a ambientes internos. Assim, esse tipo de jardim tem se tornado cada vez mais comum nas residências”, esclarece a paisagista.

E na hora de criar os mais lindos jardins, você precisa conferir a linha de produtos rotomoldados Verdy Paisagismo, da Rotomix Brasil. Todos os tipos de ambientes ficam muito mais bonitos, originais e leves, com soluções criativas e funcionais. Os produtos da Verdy Paisagismo são produzidos a partir de polietileno com proteção UV, trazendo harmonia para o seu ambiente por muito mais tempo! Visite-nos: www.verdypaisagismo.com.br/catalogo-de-produtos-verdy.

Receba nossas novidades por email

Cadastre-se e fique por dentro das novas tendências do paisagismo

Dicas relacionadas

Fale agora com o vendedor que atende sua região

Fale agora com o vendedor que atende sua região