DECIDIU TER UM JARDIM? APRENDA COMO CUIDAR DELE

Compartilhe

decidiu_ter_jardim

Se você decidiu ter um jardim, siga os seguintes passos:

1)      Escolha as espécies das plantas. Leve em consideração o ambiente onde cada uma vai ficar. Se você viu a planta em algum lugar, pense como era a terra, se batia sol, se ficava na sombra, o tamanho da área que a planta ocupava.

2)      A segunda dica é pesquisar sobre a espécie. Vale também uma visita ao Ceasa, se houver em sua cidade, pois um bate-papo com o vendedor pode render dicas valiosas.

3)      Depois, é hora de comprar as sementes ou mudas. As sementes que vêm em saquinhos, dessas que são vendidas até mesmo em supermercados, são boas opções porque já vêm tratadas contra as intempéries, como o aparecimento de fungos. Outra vantagem é que os pacotes costumam vir com informações sobre prazo de validade, época para o plantio, número de horas diárias de sol e freqüência para aguar.

Plantio

A melhor época de plantio varia de espécie para espécie. De modo geral, diz-se que os bons meses vão de setembro a abril. Quanto mais perto da primavera, melhor, pois quando chegar o inverno a planta já terá crescido o suficiente para se defender do frio e da seca.

Adubo

Antes de jogar as sementes na terra, é preciso adubá-la. Você pode utilizar restos de folhas secas, inclusive aquelas que estão na cozinha: alface, couve, manjericão. Outra opção é passar numa pizzaria de forno à lenha e pedir as cinzas da madeira. Você pode ainda comprar húmus de minhoca em casas de jardinagem. Melhor ainda é ter minhocas, pois além de produzirem húmus, elas revolvem a terra. Adube-a três vezes por ano, no início e no meio da primavera e no final do verão.

Poda

A poda, de fato, acelera a produção de flores e frutos, além de deixar a planta do tamanho ideal para o espaço. E qual a vantagem para a planta? Nenhuma. Se não fosse podada, ela continuaria seu ciclo de vida natural e produziria a quantidade de flores e frutos necessária à procriação da espécie. Algumas espécies não podem ser podadas, pois desregulam seu ciclo natural, como a cerejeira japonesa. Procure saber se a espécie sofre ou não com a poda.

Se você ainda não conhece os vasos de polietileno da Verdy, clique aqui e confira o nosso catálogo. São diversos modelos, que reúnem requinte, sofisticação e modernidade, além de serem leves, resistentes e possuírem proteção UV, o que faz com que seu vaso dure muito mais! Se preferir, entre em contato com nosso departamento comercial, clicando aqui.

Adaptado Revista Vida Simples – Editora Abril

Foto: Carlos Cubi / Revista Casa e Jardim – Editora Globo

 

Receba nossas novidades por email

Cadastre-se e fique por dentro das novas tendências do paisagismo

Dicas relacionadas

Fale agora com o vendedor que atende sua região

Fale agora com o vendedor que atende sua região