PAISAGISMO – Sinônimo de Valorização do Imóvel

Compartilhe

Não é novidade para ninguém que o paisagismo transforma e encanta todos os tipos de ambiente e, mais que isso, representa certamente mais dinheiro no bolso na hora da venda do imóvel. Diante de tanta diversidade de opções para as áreas externas, um bom projeto de paisagismo pode prever a localização de todos os espaços desejados pelos moradores, respeitando as suas necessidades.

A escolha correta das espécies, a adequação ao clima, a observação da intensidade de exposição à luz solar, o perfil dos moradores, a adequação ao estilo arquitetônico do imóvel e outros fatores são importantíssimos e devem ser observados. Após o projeto e a implantação do jardim, a manutenção ganha status de proteção ao investimento realizado.

Uma pesquisa de 2011, realizada pela Husqvarna (empresa sueca de equipamentos de jardinagem) comprovou que áreas verdes bem cuidadas valorizam, em média, 16% o imóvel. Num trabalho extremamente cuidadoso e empírico, foram entrevistados cinco mil proprietários de imóveis em nove países, além de 44 corretores imobiliários.

As pesquisas estimaram um aumento de quase 10% no valor das residências que possuíam um jardim bem cuidado contra uma desvalorização de até 15% do bem com áreas verdes negligenciadas. “Além do retorno do investimento, você ganha um espaço de lazer bonito para aproveitar com a família e com os amigos“, declarou Graziela Lourensoni, gerente de produtos para a América Latina da Husqvarna.

Seguindo uma tendência inteligente de mercado, as próprias construtoras investem em paisagismo hoje. A vegetação tem presença obrigatória, mesmo que em elementos muito básicos, como a grama. O paisagismo emoldura o imóvel, equilibra a edificação e serve para valorizar os pontos fortes do projeto. Seguindo esse viés, não há como o construtor não se preocupar com o verde. As áreas verdes representam a finalização da etapa de construção, juntamente com outros projetos complementares, como hidráulica e iluminação.

A lógica é a mesma para qualquer tamanho de jardim, inclusive em sacadas, varandas, áreas internas ou verticais. É como se, ao concluir a edificação, ela finalmente ganhasse o último acabamento. Os projetos de paisagismo diferem conforme o gosto de quem os solicita. Existem aqueles feitos em série, pelas construtoras, que são pensados como produto e buscam agradar todo mundo. São exatamente os projetos que aparece em loteamentos novos e os que circundam condomínios verticais. Já as áreas verdes projetadas com exclusividade têm outro foco.

O arquiteto estuda o perfil do morador: por exemplo, se tem crianças e animais. Mesmo em edificações idênticas, cada projeto tem a identidade do proprietário e atende o gosto e a necessidade da família. A escolha das plantas, a inserção de decks de madeira, pedras, espelhos d’água e iluminação conferem a exclusividade desejada. A forma e os componentes dependem do potencial de investimento.

Para conseguir uma textura natural para a parede, pode-se usar o jardim vertical. Todavia, conforme o projeto, ele dependerá de impermeabilização e da instalação de sistemas de irrigação. Se os recursos são limitados, uma treliça com vasos bem distribuídos é uma opção interessante e charmosa.

E na hora de criar os mais lindos jardins você precisa conferir a linha de produtos rotomoldados Verdy Paisagismo, da Rotomix Brasil. Todos os tipos de ambientes ficam muito mais bonitos, originais e leves, com soluções criativas e funcionais. Os produtos da Verdy Paisagismo são produzidos a partir de polietileno com proteção UV, trazendo harmonia para o seu ambiente por muito mais tempo! Dê uma olhadinha no nosso catálogo de produtos: www.verdypaisagismo.com.br/catalogo-de-produtos-verdy.

Receba nossas novidades por email

Cadastre-se e fique por dentro das novas tendências do paisagismo

Dicas relacionadas

Fale agora com o vendedor que atende sua região

Fale agora com o vendedor que atende sua região