REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE PAISAGISTA – ESSA É A HORA!

Compartilhe

NA QUINTA-FEIRA, 19/04, ACONTECE A AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 2043/11, NO PLENÁRIO 12 DA CÂMARA FEDERAL, QUE TRATA SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE PAISAGISTA NO BRASIL

Amanhã acontece às 10 horas da manhã a audiência pública que trata da regulamentação da profissão de paisagista no nosso país. E um grupo de paisagistas, representantes que apóiam a regulamentação, esteve em contato com a relatora do projeto em Brasília. Ela sinalizou não só apoio a nobre causa, mas também mostrou-se sensível à questão, disposta a debater o tema, que visa tornar a profissão de paisagista uma carreira regulamentada para benefício de quem contrata e mérito de quem é contratado

A relatora possui amplo conhecimento em todas as áreas científicas que compõem um projeto de paisagismo, como arquitetura da paisagem, história da arte, estudo do clima nativo, botânica, agronomia, biologia, entre outras. Claro, todas as citadas ciências devem ser objetivadas e focadas somente na atividade do paisagismo.

Eliana Azevedo, vice-presidente do Conselho da ANP (Associação Nacional de Paisagismo) e presidente da CRPP (Comissão para a Regulamentação da Profissão de Paisagista), afirma que, para tal conquista, é preciso o envolvimento de todos no sentido de mostrar aos parlamentares que os paisagistas são muitos e têm representatividade em âmbito nacional.

Precisamos disso ou continuaremos  à margem de um processo riquíssimo que a  profissão de paisagista nos oferece. E o momento de se fazer ouvir é este. Caso não sejamos capazes de nos mobilizar verdadeiramente por esta causa, perderemos não só uma oportunidade ímpar de contribuir para a real evolução do paisagismo brasileiro, mas também significará optar por dois caminhos: esquecer o nosso ofício ou atuar na ilegalidade”, declara Eliana Azevedo.

A Comissão para a Regulamentação da Profissão de Paisagista também conta com o apoio do Deputado Federal Ricardo Izar (PSD), que é graduado em Ciências Econômicas pela FAAP. Izar defende que é imprescindível que o Brasil tenha bons profissionais para atender a crescente demanda. O caminho mais eficiente para obter competência profissional é o da diplomação em curso superior da área específica ministrado por universidades ou faculdades de qualidade. “É inadmissível que no Brasil a profissão de paisagista ainda não seja regulamentada“, declara o Deputado Federal do PSD.

É fácil compreender que o paisagista tem enorme vocação para atuar na recuperação e melhoria dos centros urbanos no que tange as áreas verdes, a permeabilidade dos solos e a qualidade de vida dos cidadãos. Mas para isso, é imprescindível que tenha formação adequada. É surpreendente e, no meu entender, inadmissível que um país com dimensões verdes continentais como o Brasil ainda não tenha regulamentado a profissão de paisagista”, afirma o deputado federal Ricardo Izar.

A ANP esclarece que a classe não pode perder essa oportunidade de legalizar a profissão no Brasil e que todos os esforços movidos até então podem se perder pelo simples fato de não darmos a devida atenção para o fato. “Pedimos o apoio de todos e para aqueles que puderem ir a Brasília, que o façam. Precisamos de muito apoio no plenário e a participação de cada um é decisiva. Estamos no meio de um momento histórico que beneficiará principalmente o Brasil, pois, com profissionais cada vez mais qualificados, teremos muito mais áreas verdes e respeito ao meio ambiente, sem falar na real qualidade de vida nos centros urbanos e nas nossas próprias casas”, completa Eliana.

Para aqueles profissionais que já atuam na área de arquitetura, engenharia, agronomia, botânica e biologia, e que comprovem sua habilidade técnica no exercício da função de paisagista, ou àqueles que fizeram cursos técnicos e uma pós-graduação em Arquitetura da Paisagem será assegurado o direito e o orgulho de ter o paisagismo como profissão regulamentada e trabalhar dentro da legalidade.

Os que ingressarem na profissão até cinco anos após a sanção da lei deverão passar pela formação superior para poder exercer a profissão, conforme regerá a Lei de Regulamentação da profissão de paisagista.

A hora é agora! Nós, da Verdy Paisagismo, do grupo Rotomix Brasil, também somos favoráveis e muito sensíveis à regulamentação da profissão de paisagista! A lei que hoje rege a profissão é muito vaga e superficial, necessitando urgentemente de ser revisada e reestruturada para o bem das nossas paisagens. É a sua vez, paisagista brasileiro! Assine também o abaixo-assinado a favor do PL 2043, que regulamentará a profissão. Basta clicar no link http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22928!

Receba nossas novidades por email

Cadastre-se e fique por dentro das novas tendências do paisagismo

Dicas relacionadas

Fale agora com o vendedor que atende sua região

Fale agora com o vendedor que atende sua região