JARDIM SENSORIAL – UM LEQUE DE SENSAÇÕES

Compartilhe

 O JARDIM SENSORIAL É UMA NOVIDADE QUE SE ESPALHA A CADA DIA

O jardim sempre foi um espaço de lazer e prazer, mesclando sonho e realidade. Através dele, desde sempre é possível viajar no tempo, experimentar sensações diferentes, promover encontros e entrar em contato com a natureza em sua mais exuberante expressão. Assim, ele deve ser compartilhado por todo e qualquer usuário, incluindo portadores de deficiências: visuais, auditivas ou físicas. Os idosos também merecem apreciá-los, com sua natural perda de mobilidade e diminuição dos sentidos.

Todavia, grande parte dos jardins brasileiros, tanto residenciais quanto públicos, não atendem essa parcela da sociedade por conta da falta de adequação de seus espaços. Em sua maioria, os jardins não são adaptados aos portadores de deficiência e/ou idosos incluindo em seus espaços espécies inadequadas, sem falar de detalhes construtivos, como rebaixos e desníveis, que dificultam a circulação dos deficientes.

A ideia de criar jardins sensoriais surgiu exatamente para amenizar toda essa dificuldade, além de proporcionar para essas pessoas o contato com a natureza. O projeto do jardim pode ser adaptado para varandas e até mesmo para o interior das casas. O jardim sensorial deverá ficar suspenso a uma altura pré-determinada, considerando passagem tanto para cadeirantes quanto deficientes visuais e idosos, o que garante o livre acesso a todos que queiram tocar ou cuidar das espécies com facilidade. O jardim sensorial possui grande influência oriental, manifestando-se através de quatro sentidos do corpo: humano:

Tato, através das texturas das plantas.

Audição, com os repuxos d’água.

Visão, através das cores exuberantes.

Olfato, com os aromas das espécies.

Através das espécies com diferentes texturas é possível um resultado satisfatório através do tato. Um bom exemplo disso é o caso das suculentas. Um pequeno jardim de cactos pode apresentar muitas texturas e um resultado excelente principalmente considerando os deficientes visuais.  As pequenas fontes e repuxos d’água também proporcionam deliciosas sensações e podem ser inseridas em qualquer jardim através de um simples sistema de bombeamento de água semelhante ao utilizado em aquários. O som emitido pela água é calmante e terapêutico.

As maravilhosas cores das flores e folhagens também garantem excelentes resultados no que se refere ao aspecto visual do jardim. Violetas, petúnias, rabos de gato, lírios da paz e gerânios estão entre as mais cotadas para pequenos vasos e jardineiras. O resultado policromático também pode variar conforme as estações do ano, trazendo uma beleza excepcionalmente exuberante.

Os jardins sensoriais olfativos (normalmente conhecidos como jardins aromáticos ou de ervas) também podem ser utilizados. Neles é possível sentir o aprazível aroma das ervas e temperos, além de servirem no preparo de receitas culinárias e temperos em geral. As espécies mais utilizadas são alecrim, hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, gengibre, coentro, além de ervas que servem para unguentos e chás, como camomila, erva doce e erva-cidreira, entre outras.

As ervas aromáticas possuem efeitos terapêuticos, entram através das células sensíveis que cobrem as passagens nasais, chegando direto para o cérebro, e afetam as emoções, atuando no sistema límbico, que também controla as principais funções do corpo. Os jardins sensoriais vêm se popularizando e podem inclusive ser encontrados muito mais perto do que imaginamos, como é o caso do Jardim Sensorial de Bauru, que fica no Jardim Botânico daquela cidade, aumentando a interação entre planta e homem.

E foi para facilitar a sua vida na hora de criar os jardins mais incríveis que nós, da Rotomix Brasil, criamos a linha de produtos rotomoldados Verdy Paisagismo. Seus ambientes ficarão mais harmônicos e encantadores, com originalidade, leveza e durabilidade, com soluções criativas e funcionais. Os produtos da Verdy Paisagismo são produzidos a partir de polietileno com proteção UV, trazendo harmonia para o seu ambiente por muito mais tempo! Confira no www.verdypaisagismo.com.br/catalogo-de-produtos-verdy! A Verdy está sempre antenada nas últimas novidades de paisagismo e de jardinagem para trazer a você o que há de melhor e mais moderno sempre!

Receba nossas novidades por email

Cadastre-se e fique por dentro das novas tendências do paisagismo

Dicas relacionadas

Fale agora com o vendedor que atende sua região

Fale agora com o vendedor que atende sua região