As oscilações climáticas e a influência sobre as plantas

Compartilhe

Há muito tempo se estuda sobre a forma como as plantas respondem às constantes alterações climáticas. Ainda há muito a ser pesquisado, mas o que se sabe é que as oscilações de temperatura afetam diretamente no seu crescimento e florescimento.

O que se sabe também é que o clima na Terra já sofreu outras oscilações há milhares de anos e que continuará mudando de forma natural, já que é influenciado por variações da órbita terrestre, flutuações da atividade solar, da atividade vulcânica e por variações da posição do eixo da Terra. No entanto, as atividades humanas – por exemplo a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) e o desmatamento – são responsáveis pela alteração do balanço radiativo do sistema terrestre e, dessa forma acabam influenciando o clima. Uma grande maioria dos especialistas apontam a influência humana como causa principal dessas alterações climáticas.

Sobre as constantes oscilações de temperatura, sabe-se que o aquecimento é iniciado pelas alterações na órbita da Terra e não pelo aumento inicial do CO2. Este aquecimento amplifica a libertação natural de CO2 pelos oceanos, que, por sua vez, amplifica o aquecimento da atmosfera promovendo a mistura deste gás e a expansão do aquecimento por todo o planeta. Estudos indicam ainda que cerca de 90% do aquecimento global ocorreu após o aumento dos níveis de CO2. Aliás, esta é uma das razões porque se sabe que alterar a composição da atmosfera através da libertação de GEE (naturalmente ou pelos seres humanos) irá provocar um aumento das temperaturas médias globais.

A resposta das plantas ao excesso de CO2 é sensível, mas pode variar de acordo com alguns fatores, como idade, genética, fenótipos, altura do anos, nutrientes, entre outros. Aliás, está demonstrado que um aumento da concentração de CO2 promove na maior parte das situações um crescimento mais rápido das plantas até um determinado limite, a partir do qual isso se torna negativo.

Aqui você fica sabendo das últimas notícias do setor no Brasil e fora dele, sempre. E na hora criar os mais belos jardins, você precisa conhecer a linha completa de vasos de polietileno fabricados no processo de rotomoldagem plástica, o que garante maior resistência que dos vasos plásticos comuns. Todos os ambientes ficam muito mais bonitos, originais e leves, com soluções criativas e funcionais. Clique aqui e entre em contato com nosso departamento comercial e conheça nosso catálogo de produtos clicando aqui.

 

Receba nossas novidades por email

Cadastre-se e fique por dentro das novas tendências do paisagismo

Dicas relacionadas

Fale agora com o vendedor que atende sua região

Fale agora com o vendedor que atende sua região