A IMPORTÂNCIA DO PAISAGISMO

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

NADA MELHOR PARA ENTENDERMOS A IMPORTÂNCIA DO PAISAGISMO DO QUE VERMOS UM “ANTES E DEPOIS”

Palacete Linneo de Paula Machado - Antes

Sobretudo para aquelas pessoas que não conseguem enxergar de primeira a importância do paisagismo, trazemos hoje um exemplo prático de transformação de um local através desse trabalho tão importante chamado paisagismo. O Palacete Linneo, de Paula Machado, em Botafogo, Rio de Janeiro, estava há muito tempo abandonado. Foi comprado pela Firjan para virar um Centro Cultural e então cedido para Mostra Casa Cor.

Palacete Linneo de Paula Machado - antes

À época, estava absolutamente abandonado e as arquitetas responsáveis pensaram em como seria bacana transformar toda aquela área, cerca de 400m², em um belo jardim. Imensas mangueiras e um antigo jardim da residência. A primeira ideia era que tivesse água, como em muitos projetos de paisagismo. Em seguida, veio a ideia de um lago com peixes e plantas aquáticas abraçando as três enormes mangueiras. Ao redor, jardins tropicais inspirados em Burle Marx.

Palacete Linneo de Paula Machado - depois

Ao lado do lago, uma área entrando no bosque, um deck de madeira plástica com mesinhas, cadeiras e ombrelones para que os visitantes descansem admirando o lago. Também para descanso, um lounge com chaises e confortáveis sofás, tendo ao fundo um belíssimo jardim vertical com uma enorme variedade de plantas pendentes, como samambaias, aspargos, peperonias, bromélias candelabro e orquídea renanthera. Ainda no lounge, uma bica jorra água potável em um vaso, onde os visitantes poderão beber uma água fresquinha.

Palacete Linneo de Paula Machado - depois

A praça tem ainda uma área onde as festas acontecem, onde foram colocados bancos e um resistente piso cimentício para grande circulação dos convidados. Nessa área, a vegetação conta com apenas duas jabuticabeiras. Pensando na sustentabilidade, foram aproveitadas algumas plantas existentes no jardim do palacete. Bastante entulho foi aproveitado na confecção dos caminhos e foram selecionados móveis de madeira certificada, além dos decks que são de plástico reciclado.

Palacete Linneo de Paula Machado - depois

Outros itens sustentáveis na praça são luminárias que remetem aos postes urbanos, equipadas com lâmpadas de led, mais econômicas. Sem metais pesados, como chumbo e mercúrio, em sua composição, que são também recicláveis. O objetivo do projeto, segundo suas arquitetas, é transmitir a seus frequentadores paz, tranquilidade, respeito à natureza e um espaço especial para contemplação nos belos jardins do palacete Linneo, de Paula Machado.

Mais uma prova da importância do paisagismo e de como se transforma um ambiente com um pouco de cuidado e bom trabalho.

Receba nossas novidades por email

Cadastre-se e fique por dentro das novas tendências do paisagismo

Dicas relacionadas