CUIDADOS PARA TROCAR A PLANTA DE VASO

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

blog_troca_vaso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando a muda está crescendo rapidamente e é muito grande para permanecer onde está, é imprescindível trocar a planta de vaso, para que continuem crescendo bonitas e saudáveis. Acompanhe aqui alguns cuidados que devemos ter nessa tarefa:

Regue: é necessário regar a planta alguns dias antes de mudá-la de solo, pois essa umidade facilita o trabalho.

Remova a planta: segure o caule com delicadeza e retire a muda suavemente. Se for difícil removê-la, vire o vaso e bata-o com cuidado num local rígido, puxando-a aos poucos. Se mesmo assim ela apresentar resistência e não sair, desgrude-a do vaso com o auxílio de uma faca e, caso não seja suficiente, quebre o vaso. Não se preocupe se durante esse processo algumas raízes quebrarem, isso não prejudicará o desenvolvimento da planta.

Diminua o solo em volta dela: remova em média um terço da terra acoplada na planta.

Coloque terra e a planta: adicione alguns centímetros de terra ao vaso em que a planta ficará agora – o qual, em circunferência, deve ser no máximo 2,5 cm maior que o antigo. Coloque a planta e observe se o nível do solo está adequado, a quase 2,5 cm abaixo do topo do vaso. Se estiver baixo, adicione mais terra no fundo.

Adicione mais terra: quando estiver plantada, preencha todo o espaço disponível no vaso, ao redor da planta, com mais terra. Pressione bem com a ponta dos dedos ou uma espátula para desmanchar possíveis bolsas de ar existentes entre as raízes.

Dê uma batidinha no vaso: bater com suavidade o vaso num local firme auxilia no ajuste do solo e no crescimento das raízes.

Regue mais uma vez: molhe o solo da planta até que a água comece a escorrer pelo vaso.

Pronto! A troca de vaso está finalizada! Agora é só acompanhar sua planta crescer!

 

Encontre vasos lindos, resistentes e adequados ao seu tipo de planta aqui na Verdy.

Veja aqui o nosso catálogo.

Receba nossas novidades por email

Cadastre-se e fique por dentro das novas tendências do paisagismo

Dicas relacionadas