COMO CUIDAR DE PLANTAS NO OUTONO

Nesta estação do ano, vale a pena tomar alguns cuidados para ter um jardim lindo!

Outono chegando

O Outono é a estação que sucede o Verão e antecede o Inverno, sendo considerada um período de transição entre os dois opostos. Neste ano, no Brasil, ela começa no dia 20 de março e se encerra dia 21 de junho. Esta época é marcada pela diminuição da luz solar no passar dos dias, que começam a escurecer mais cedo, assim como por temperaturas mais amenas, à medida que o ano se aproxima do inverno. Todas as mudanças ocasionadas pela chegada do Outono acabam influenciando diretamente as plantas, e isso faz com que alguns cuidados sejam necessários para mantê-las sempre saudáveis e bonitas. Siga as dicas que preparamos para cuidar do seu jardim no outono:

PERÍODO DE DORMÊNCIA

Estação Outono

Por ser a época de transição entre Verão e Inverno, as mudanças de temperaturas entre os dois extremos influenciam muito a vida das plantas. Afinal, elas saem de uma época de chuvas frequentes e maior iluminação natural e começam a se preparar para uma estação de estiagem e baixas temperaturas.

Para que suas plantas cheguem saudáveis ao inverno, é preciso ter cuidado com alguns hábitos, como a poda, a adubação e a irrigação, para não sobrecarregar a terra com nutrientes, o que pode até matar a planta.

PODA PARA MAIS ENERGIA

Como o sol se recolhe mais cedo no Outono, as plantinhas recebem uma incidência menor de luz natural. Para otimizar a absorção dos raios solares, a poda pode ser uma boa opção. Isso porque a retirada dos galho e folhas em excesso faz com que a luz do sol penetre mais facilmente nas áreas da planta, possibilitando que ela armazene energia necessária para entrar no período de dormência (ou hibernação).

Poda de Outono

Embora o Outono seja caracterizado pelo amarelamento e queda das folhas, quanto menos folhas amarelas, mortas ou com galhos comprometidos sua plantinha estiver, mais energia ela conseguirá acumular. Além disso, a poda da planta é necessária para fortalecê-la, além de manter o aspecto estético do seu jardim.

Mas cuidado: nada de podas drásticas! Cada espécie de planta requer um tipo de poda, mas o mais indicado é que se faça algo simples, apenas para remover as folhas secas. Uma dica interessante é esterilizar a tesoura de poda antes do procedimento, para evitar que sua plantinha seja contaminada com algum fungo ou bactéria que pode matá-la durante a hibernação.

ADUBAÇÃO E ÁGUA NA MEDIDA CERTA

Adubação no outono

Os chamados fertilizantes são ótimos aliados no cuidado com as plantas, mas é preciso moderação. Quando aplicados em excesso, eles podem prejudicar as plantinhas ao invés de ajudá-las a se desenvolver. Nesta época, recomenda-se adubar cada exemplar do seu jardim a cada 20 dias, dando preferência a fertilizantes orgânicos, já que eles ajudam a manter o solo úmido. Alguns exemplos de fertilizantes indicados são o húmus, a torta de mamona ou a farinha de osso.

Aguar as plantas também requer atenção. Como as temperaturas no Outono são mais amenas, a perda de líquidos pelos vegetais é menor, então não há necessidade de uma irrigação intensa. Dependendo da espécie, o ideal é regar as plantas a cada quatro dias, sempre ficando atento à umidade da terra. Para saber se sua plantinha precisa de mais ou menos água, é só tocar a terra e verificar se ela está úmida ou não: se estiver seca, significa que a planta precisa de mais água.

PRAGAS: COMO EVITÁ-LAS?

Pragas de Outono

Plantas adaptadas ao clima tropical podem sofrer muito com a queda das temperaturas. Algumas espécies tendem a se adaptar melhor à variação climática, mas você pode tomar alguns cuidados para que o impacto ocasionado pelo frio seja menor nas suas plantinhas.

Protegê-las dos ventos mais intensos, que acontecem agora no Outono, é o primeiro passo, pois isso pode danificar a planta. Além disso, deve-se ficar atento às possíveis pragas que costumam atacar o jardim nesta época do ano, como pulgões e joaninhas. Após identificar qual é o mal que está prejudicando sua plantinha, você deve iniciar um tratamento (o menos agressivo possível) para exterminar o agente causador do problema.

DEIXANDO O JARDIM SEMPRE LINDO

Primavera Chegando

Embora o Outono seja conhecido pelo amarelamento e queda das folhas, existem algumas espécies que florescem e se beneficiam do clima dessa estação do ano. Alguns exemplos de plantas que ficam mais bonitas nesta época são:

  • Orquídea Catleia;
  • Flor da fortuna;
  • Camélia;
  • Antúrio;
  • Dália;
  • Cosmo-amarelo;
  • Anêmona;
  • Bela-emíla (ou jasmim azul);
  • Pata-de-vaca.

E para preparar o jardim para a primavera, vale aproveitar estes meses para acrescentar ao seu jardim:

  • Narciso;
  • Flor-de-lis;
  • Calêndula;
  • Amor-perfeito;
  • Sempre-viva;
  • Copo-de-leite;
  • Onze-horas;
  • Margarida;
  • Cravo.

Agora que você aprendeu os cuidados necessários com suas plantas no Outono, que tal repaginar seu jardim com vasos novos e modernos? Conheça as novas coleções da Verdy e adquira nas melhores lojas!