CACTOS E SUCULENTAS: COMO CUIDAR?

Os queridinhos da jardinagem chegam com tudo para enfeitar ambientes internos e externos

Cuidar de cactos e suculentas

Cactos e suculentas são a nova sensação quando o assunto é decoração! Plantinhas fáceis de manusear, que podem ser encontradas em diferentes tamanhos e ocupam pouco espaço, essas espécies ajudam a trazer mais verde aos ambientes da casa com muito charme e delicadeza.

Pra quem também está apaixonado pela nova moda das suculentas e dos cactos, preparamos alguma dicas que podem ajudar na hora de cultivar essas belezinhas:

CACTO É SUCULENTA, MAS SUCULENTA NÃO É CACTO

Você já deve ter escutado sobre a capacidade de armazenamento de água do cacto, certo? Pois bem, mantenha essa informação em mente: os cactos precisam de bastante sol e pouca água.

Cactos no sol

É importante que você mantenha o seu vaso com a planta em um local bem ventilado, em que bata bastante sol. Caso você queira manter seu cacto dentro de casa, a dica é colocá-lo em um lugar onde haja uma janela, que deverá ficar aberta durante algumas horas do dia.

A rega é um momento delicado: é preciso muito cuidado para não “afogar” as plantinhas. Um colher com água por semana, despejada somente na terra, costuma ser suficiente para vasos pequenos. Se sua suculenta ou seu cacto estiver em um vaso um pouco maior, pode aumentar a quantidade de água para duas colheres/semana. O importante é evitar que as raízes fiquem empoçadas, para que não apodreçam.

Mas, se você achar que a plantinha está precisando de água, pode verificar espetando um palito na terra: se ele sair sujo, não precisa de água; se sair seco, pode colocar mais água, sempre moderadamente. Os vasos que vão acomodar os cactos ou as suculentas devem ter furinhos para o escoamento da água.

O FORMATO DA FOLHA DIZ TUDO

A folha das suculentas pode dizer muito a respeito delas. Isso porque o formato delas muda de acordo com a necessidade de sol. Quando as folhas estão bem juntinhas, significa que a planta está saudável. Se as folhas estiverem muito separadas, ou com um comprimento fora do esperado, quer dizer que a planta precisa de mais luz solar.

Se sua suculenta está compacta e unida, então está esbanjando saúde! Neste caso, banhos de sol pela manhã são suficientes para mantê-la assim.

PEDRISCOS BRANCOS: MELHOR EVITAR

Embora fiquem lindos na decoração, os pedriscos brancos, que muitas vezes são utilizados em vasos de cactos e suculentas, não são muito bons para essas plantas. Eles são compostos por mármore picado e, ao serem molhados, soltam um pó que pode matar a plantinha aos poucos.

Cactos e Suculentas - pedriscos

Uma alternativa interessante para quem quer manter a suculenta ou o cacto saudável, sem abrir mão do charme na decoração, é utilizar coberturas naturais, como casca de pinus, palha de arroz ou pedrarias que não sejam de mármore.

DICAS DE CULTIVO

Quando a suculenta ou o cacto é mantido em um vaso pequeno, a tendência é que a planta também se mantenha pequena, com o tamanho estável, já que as raízes também acabam ficando pequenas.

Porém, se você transportá-los para um vaso maior, eles deverão crescer, já que a raiz encontra mais espaço para se desenvolver. Neste caso, vale a antiga máxima da jardinagem: remover as folhas amareladas, para que novas e verdinhas nasçam no lugar.

Cactos e Suculentas - cuidados

Se você tem intenção de aumentar sua família de cactos e suculentas, é bem fácil: você consegue cultivar novas plantas a partir de uma única folhinha fincada na terra.

A adubação desse tipo de planta é muito importante. O interessante é que todos os meses você adicione nutrientes para renovar o material orgânico da planta. Em lojas especializadas é possível encontrar vários componentes que deixam o solo mais descompactado e arejado.

MUDANDO OS VASOS DE LUGAR

Plantas são seres vivos, correto? E, como todo ser vivo, podem ficar “entediadas” se deixadas sempre no mesmo lugar, o que pode interferir no formato, na quantidade de nutrientes e na própria existência delas.

Diferença de Cactos e Suculentas

Por isso, lembre-se: mantenha sua suculenta ou seu cacto perto do sol pelo menos uma vez ao dia, procurando trocá-la de lugar uma vez na semana.

Agora que você já sabe como cuidar das suas suculentinhas e dos seus cactos, chegou a hora de escolher os vasos que vão receber essas plantinhas tão charmosas! Entre no site da Verdy para conhecer nossa nova coleção de vasos e saiba qual o representante mais próximo de você. Cultivar plantas é divertido e enche a vida de alegria!