As TOP 6 ferramentas para jardinagem

Saiba quais acessórios são indispensáveis no cuidados com seu jardim

Ter um jardim bonito requer cuidados frequentes e atenção a algumas práticas. Mas não pense que praticar a jardinagem é algo cansativo e difícil: com as ferramentas certas, a arte de cuidar das suas plantas pode se tornar um hobby saudável e prazeroso, além de deixar seu projeto paisagístico muito mais belo.

Conheça alguns equipamentos que não podem faltar no jardim de quem planeja cuidar das próprias plantinhas:

1. ANCINHO

ancinho ou vassoura de jardim

Também conhecido como vassoura de jardim, o ancinho auxilia na limpeza da área das plantas. Existem diversos modelos e tamanhos deste instrumento: tudo vai depender da área em que você o utilizará. Na hora de escolher seu ancinho, dê preferência aos modelos mais resistentes, que irão facilitar a remoção de rastros de folha e de terra.

Esta ferramenta é ótima para jardins que tenham árvores por perto, especialmente na época da quedas das flores e folhas. Além disso, ele é super útil para limpar a grama recém cortada ou até mesmo para descompactar, limpar e arar o solo ao redor de alguma plantas.

2. LUVAS

luvas para jardinagem

Todo jardineiro que se preze deve ter um bom par de luvas a seu dispor. Isso porque elas ajudam a proteger as mãos de cortes ou outros possíveis ferimentos no decorrer da atividade, causados por outros utensílios ou mesmo galhos e pedras existentes no jardim.

É importante lembrar de higienizá-las bem após sua utilização para que tenham uma durabilidade maior.

3. PÁ PARA JARDINAGEM

pá para jardinagem

As pás são importantíssimas no dia a dia da jardinagem. As famosas “colheres de jardineiro” são responsáveis por transplantar torrões de terra sem que se perca o substrato nutricional da planta.

Elas ainda ajudam na abertura de covas na terra para que as sementes do plantio sejam jogadas e são ótimas para deixar a montagem de vasos mais fácil. Também podem ser encontradas em diferentes tamanhos e modelos, que variam de acordo com a necessidade do jardineiro e o tamanho das plantas existentes no jardim.

4. PULVERIZADOR

pulverizador para jardinagem

As plantas precisam, de tempos em tempos, ser adubadas. O pulverizador irá ajudar o jardineiro neste momento, facilitando a aspersão de adubos e outros nutrientes de maneira mais direcionada e em pontos específicos, garantindo menos desperdício.

Podem ser encontrados no mercado dois principais modelos: o manual e o costal. O manual, por ser menor, é indicado para plantas pequenas e áreas menores, e o costal, que possui maior capacidade de armazenamento de produto, é ideal para áreas mais extensas. Ambos os modelos podem ser utilizados para pulverizar adubos ou substâncias de combate a pragas.

5. REGADOR E MANGUEIRA

Assim como o adubo é, a rega é imprescindível no cuidado com as plantas. Por isso, contar com um regador ou uma mangueira próxima é de grande ajuda na hora de aspergir água sobre o jardim.

Para quem quer regar plantas e espaços pequenos, o regador é uma excelente ferramenta, já que é mais fácil de ser manuseado e proporciona uma queda de água mais controlada. No caso da mangueira, ela deve ser usada para áreas maiores. Mas atenção: controle o jato de água para que seja sempre suave, evitando machucar as plantas e flores.

mangueira para jardinagem

DICA: você pode fazer furos na mangueira utilizada para regar as plantas, fazendo com que a terra seja umedecida aos poucos quando ela estiver ligada.

6. TESOURAS PARA PODA

Para facilitar a poda necessária a algumas espécies, a tesoura é fundamental. Por ter um corte mais preciso, ela facilita o corte de pequenas árvores, arbustos e flores, como as rosas.

O tamanho da tesoura de jardineiro vai depender das plantas nas quais ela será utilizada: para galhos mais finos, os modelos menores são suficientes; em galhos mais grossos, prefira modelos maiores e mais resistentes.

Cuidar do seu jardim pode ser muito mais fácil do que você imagina: investindo nos acessórios certos, você garante menos esforço para manter um jardim sempre lindo e vistoso!

E para completar o visual do seu cantinho das plantas, nada melhor do que os vasos da Verdy: acesse nosso site e conheça nossas coleções www.verdypaisagismo.com.br