Hortas em vasos: dicas para você não errar

dicas-verdy-hortas-em-vasos-verdy-1“Plantar e colher o próprio alimento”.

Após ler essa frase, qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça? Uma grande área com metros e mais metros de terra? Ou um pequeno espaço dentro de casa? Pouquíssimas pessoas iriam responder a segunda opção, mas saiba que isso é possível!

Com alguns cuidados, você pode cultivar temperos, verduras e até pequenos legumes ao lado de sua cama. Confira algumas dicas e saboreie receitas com alimentos e temperos cultivados dentro de sua casa.


Dica 01 – Escolha a planta certa

Antes de plantar, estude bem as condições do lugar onde você vai colocar a horta. Quanto tempo ela vai ficar no sol? E na sombra? Plantas como o alecrim, sálvia, tomilho ou lavanda crescem melhor no sol. Entretanto, plantas como o manjericão ou a alface se desenvolvem melhor à meia sombra.

Dica 02 – Tamanho dos vasos

Plantas como o orégano podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras pequenos. Alecrim, manjericão ou lavanda precisam de um espaço um pouco maior. Se você quiser cultivar tomate ou couve, escolha vasos ou jardineiras de tamanho grande.

Dica 03 – Irrigue na hora certa

Não irrigue nunca nas horas mais quentes do dia. Irrigar de maneira certa significa fornecer à planta a quantidade de água que ela precisa. Irrigar demais pode ser mais prejudicial do que irrigar pouco. Dois ou três copos de água por planta todas as tardes podem ser mais que suficientes.

Dica 04 – Não mova muito os vasos

As plantas têm a capacidade de adaptação às condições presentes. Se você observar as suas folhas, vai ver como elas se colocam da melhor forma para aproveitar a luz solar. Se você mudar a posição dos vasos ou jardineiras, elas vão ter que se adaptar de novo.

Dica 05 – Adubação

As plantas necessitam de nutrientes para crescer fortes e sadias. Quando cultivamos uma horta em vasos ou jardineiras, devemos ser ainda mais precisos na hora de adubar. Use sempre adubos orgânicos, seguindo as recomendações de dosagem do produto.